Astronomia amadora, é um hobby, praticado geralmente por pessoas com algum nível de interesse na ciência da Astronomia, e em geral em uma de suas ramificações, conhecida como Astronomia Observacional, na qual as seguintes atividades podem ser desenvolvidas:
- Construção de telescópios.
- Instalação de pequenos observatórios.
- Observação de estrelas variáveis.
- Observação solar (manchas solares).
- Observação planetária (planetas de nosso Sistema Solar).
- Observação Lunar.
- Busca por supernovas.
- Busca por cometas
- Busca por asteroides
- Busca por exoplanetas
- Astrofotografia
Além dessas atividades, os astrônomos amadores contribuem significativamente na divulgação da Astronomia ao público em geral.
O termo "observacional" nesse contexto, deve ser entendido como: um acompanhamento sistemático dos corpos celestes, que inclui tomar notas e fazer breves relatórios.
Nos dias de hoje, são comuns os grupos de Astronomia e Astrofotografia amadoras nas redes sociais.
A astronomia amadora brasileira, é uma das mais atuantes do mundo, e tem realizado contribuições importantes para a ciência da astronomia através de suas descobertas.
Em toda área de interesse, devemos buscar um equilíbrio entre a teoria e a prática. Pode ser muito tentador, lidar apenas com a parte observacional da astronomia, sem dar atenção a parte acadêmica e todas as teorias que a sustentam, no entanto, minha opção em todas as atividades é tentar mesclar o conhecimento prático com o teórico. Em geral quando nos damos conta de estar fazendo algo errado, é porque simplesmente decidimos não ler o manual. Isso parece familiar a alguém?
Não é minha intenção publicar grandes teorias por aqui, nem, muito menos, entrar em debates sobre a origem do universo, no entanto, sempre que possível, vou citar fontes confiáveis para sustentar a parte prática. Pretendo publicar aqui, artigos de interesse para os astrônomos amadores iniciantes (como eu), à medida que eu vá fazendo minhas experiências nessa área.
Aconselho também a todos, uma passada na seção de História da Astronomia, e entender como chegamos até aqui.
Mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário