quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Semântica e Etimologia




A muito tempo atrás, quando ainda lidava com “computadores de grande porte”, fui encorajado por intermédio de um colega de trabalho a me interessar pela semântica (significado) das palavras que designavam os temas sobre os quais eu tinha interesse.

Ao longo dos anos, aprendi também a importância da etimologia (origem histórica) das palavras nesse contexto de começar a entender o assunto pela sua designação.

Muitas vezes, o simples conhecimento da origem e significado do nome do assunto sobre o qual estamos estudando já esclarece muitas coisas, e evita suposições errôneas.

Então vamos lá: qual a origem e significado da palavra ASTRONOMIA?

A palavra original em grego é: astronomía (ástron, “estrela” + nómos, lei), ou seja:

O significado normalmente aceito da palavra ASTRONOMIA em português é: LEI DAS ESTRELAS, ou de maneira mais abrangente e acadêmica, o estudo das leis que regem o comportamento dos astros, seus movimentos, constituição, origem e evolução.


Portanto, a astronomia é bem mais do que a simples atividade de observar os astros. Na verdade, é uma ciência que envolve campos e específicos, teóricos e práticos, além de outras ciências associadas, como: física, matemática, mecânica clássica, ótica, radiação, eletromagnetismo, entre outras.

É licito afirmar que o ramo da astronomia moderna que mais fielmente retrata suas origens é a “Mecânica Celeste”, pois foi baseada em observações, teorias e cálculos sobre os movimentos dos corpos celestes que a astronomia vem evoluindo desde os seus primórdios.


Apesar disso, os campos mais popularmente associados à palavra astronomia, são: o da ASTRONOMIA OBSERVACIONAL e o da ASTRONOMIA ÓTICA, sendo o ramo da fotografia, conhecido como ASTROFOTOGRAFIA, ligado à essa última.

A astronomia é a mais antiga das ciências naturais, e existem evidências arqueológicas de que era praticada por boa parte dos povos desde a pré-história.


Vamos prosseguir agora, entendendo como se deu a evolução dessa ciência ao longo do tempo, estudando um pouco da sua história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário